domingo, 30 de setembro de 2012

75 Anos, Uma História - Paulo Seabra



Nome?  
Paulo Seabra 

Naturalidade?  
Coimbra Sé Nova 

Data de nascimento?  
24/07/1968 

Durante quantas épocas representou a Académica? Quais?  
Algumas 

Em que função? 
Treinador 

Qual a época que mais o marcou? Porquê? 
 Subida para a 2ª Divisão Nacional 

Um momento inesquecível?  
Foram muitos ...

Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:
         - Um/a atleta?  Sergio Catarino 
         - Um/a treinador/a?  Prof. Horacio Poiares 
         - Um/a dirigente?   Sr David
         - Um/a presidente?  Antonio Sousa 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Seniores Masc 2012/2013 - A Equipa


José Alberto Moniz
28 anos
Naturalidade: Calheta (Madeira)
1,85m - 98 kgs
Trabalhador / Estudante Universitário
UC - F Letras

"Está será a minha 3ª época na secção de andebol da Académica.
Apesar de todas as dificuldades que está secção encontra de dia pra dia, e mesmo com a grande falta de apoio, o que me faz continuar é sentir que este desporto magnífico tornou-se no meu refúgio depois de um dia de trabalho ou estudo . O que me motiva é este grande grupo de trabalho que com orgulho digo companheiros de equipa . Apesar de não termos muito a não ser o orgulho de ter ao peito o símbolo da nossa cidade e da nossa universidade, apesar de muitos não serem de cá tal como eu, de certa forma o
nome desta casa torna-se envolvente . O que me motiva é querer sempre ganhar. O que me motiva é ter amigos como estes, que dentro e fora de campo estão sempre prontos para tudo."

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Seniores Masc 2012/2013 - A Equipa




Tiago Fonseca
32 Anos
Naturalidade: Coimbra
1,87m - 88 kgs
Estudante Universitário
UC - F Letras

"Para além do gosto genuíno e constante pela modalidade e tudo o que comporta, o emblema que trago na minha camisola, sendo que esse mesmo reúne os valores da Secção de Andebol da AAC e da Academia de Coimbra (querendo, desta forma, representá-los)."

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Seniores Masc 2012/2013 - A Equipa



Manuel Soeiro
21 Anos
Naturalidade: Portalegre
1,78m - 78 kgs
Estudante Universitário
UC - FCT Fsica

"Prazer de jogar andebol, representar a secção de andebol da AAC, e não deixar a prática de andebol sénior morrer apenas por questões financeiras "

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seniores Masc 2012/2013 - A Equipa


Diogo Lopes
21 Anos
Naturalidade: Riachos
1,80m - 80 kgs
Estudante Universitário
UC - F Letras

"O que me motiva a continuar é o gosto pelo andebol, pela cidade e pelo clube que é a AAC, mesmo ciente de que terei de por vezes ajudar financeiramente a acarretar as despesas. "

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

75 Anos, Uma História - Ricardo Santos



Nome?
Ricardo Santos (canhoto)

Naturalidade?
Coimbra

Data de Nascimento?
22/07/74

Durante quantas épocas representou a Académica? Quais?
de 1985 a 1996

Em que função?
Atleta

Qual a época que mais o marcou? Porquê?
...foram muitos, mas relembro uma das épocas que era júnior (ou primeira de sénior) ja nao sei, onde tinhamos grande equipa!!! Malta que ja vinhamos de jogar de miudos e outra que chegou para estudar em Coimbra e nos reforçou com grande, grande qualidade!!!!

Um momento inesquecível?
Momentos inesqueciveis foram tambem muitos... muitos mesmo... dentro e fora do campo, nao consigo especificar um... lembro-me de ser capitão de equipa, um orgulho!!!

Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:
Um/a Atleta?
... ui, tantos... e dos bons!!!! È impossivel destacar um, das várias posições, sem criterio de preferência: o saudoso George; Adelino; Paulo Guimarães; Zé Carlos(caveira); Alfredo; Ricardo Simão(lombriga); Aleixo; Tavares; João Pinto; Sergio Catarino; Ricardo(pacha, filho do sr David); Nelo; Xana; Pery; Cabral; Adriano... e certamente faltam muitos mais... que me desculpem!!!!

Um/a Treinador/a?
... impossivel um!!! Sousa(foste o primeiro, nao??? eheheh), o Pitzov; Quim "pum" Craveiro(eheheh); prof Barreto; e um muito muito especial: António Seco

Um/a Dirigente?
... posso englobar seccionistas e roupeiros que tambem muito nos aturavam(eheheh) ... o primeiro que conheci, o Borges; o inconfundivel Pinto Ângelo; o grande David... e por ultimo o "nosso" Meirim!!!!!

Um/a Presidente?... na altura que joguei, tinham outras prioridades; não posso destacar nenhum... pouco ou nada falavam connosco!!!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

75 anos, Uma História - João Pato



Nome? 
João Pato

Naturalidade? 
Portuguesa

Data de nascimento? 
20-07-1988

Durante quantas épocas representou a Académica? Quais?
Não sei ao certo mas creio que tenha sido desde 2002 até 2006, comecei a jogar depois de umas férias desportivas onde comecei aprender e a conhecer o que era o andebol, o 'Xuxa' e o Peri eram os instrutores e foram eles que me cativaram e me incentivaram a fazer parte da grande família que é o andebol da académica.
Comecei como iniciado, na altura era a professora Helena a treinadora e tive a grande sorte de desde início ter feito parte de um grande grupo de atletas e amigos que mais tarde viriam a ser a meu ver umas das gerações de ouro do andebol deste clube.

Em que função?
Joguei como atleta até a data referida. Mesmo depois de ter abandonado o andebol de uma maneira mais activa, fiquei sempre ligado aos amigos, às pessoas que deste clube que tão bem me trataram. Durante o meu tempo universitário fiquei completamente desligado do andebol visto que a cidade onde me encontrava a jogar não tinha escalão para jogar. Já depois de ter acabado o meu percurso universitário regressei a Coimbra onde voltei a restabelecer contacto com antigos colegas e novos membros da direcção que me ajudaram a manter a par da actualidade do clube. Desde o meu regresso que tenho então continuado a treinar e ajudar a direcção naquilo que precisasse e que me fosse possível. Tenho muito carinho por este clube e pelas pessoas que aqui trabalham e como tal sempre que posso disponibilizo-me  para ajudar.

Qual a época que mais o marcou? Porquê?
 2004 sem dúvida. Foi o ano em que a equipa juvenil na qual jogava subiu de divisão e nos deu acesso a competição mais importante. Fomos promovidos para a 1ª divisão do campeonato nacional o que nos abriu as portas a jogar nos anos seguintes com os grandes de Portugal.

Um momento inesquecível?

Dos poucos anos que representei a Académica vivi muitos momentos inesquecíveis, felizmente a equipa na qual jogava estava a disputar as principais competições nacionais e dada essa posição todos os jogos eram vividos intensamente.
Generalizando aqui um pouco a minha resposta eu diria que a época 2004/2005 foi sem dúvida inesquecível.

Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:

Um/a atleta?
Gil Duarte para mim foi e continua a ser uma das minhas referências da Académica, todos os anos que joguei pela Académica fomos sempre colegas na mesma equipa/escalão. o Gil era o pilar da equipa, capitão e para além de excelente jogador, sempre foi um bom amigo, um colega precocupado com tudo e todos, muito responsável, sem dúvida um bom líder de equipa. Um grande abraço para ti Gil.

Um/a treinador/a?

Mais que um treinador até, para mim Ricardo Sousa será sempre o meu treinador. Ele era o 'pai' daquela equipa juvenil. Ensinou muito de andebol, sempre muito dedicado e interessado, mantinha-se a par de tudo o que se passava dentro e fora de campo e sempre muito preocupado com os todos os membros da equipa, tratou todos por igual tirando o melhor de cada um. Para além disso o Sousa é para mim uma lição de vida, tenho muito orgulho nele pela pessoa que é e só lhe tenho agradecer tudo o que fez por mim, por nós e pela Académica.

Sousa uma grande bem-haja e muito obrigado por tudo ; )

Um/a Presidente/Dirigente?

Por mais curioso que seja a direcção com que mais me identifiquei e mantive contacto foi já a recente direcção que actualmente se mantém na Académica. Trabalhei com pessoas da qual admirei os valores que trouxeram para este grande emblema e dos projectos aliciantes que queriam por em pratica. Com eles fiquei mais sensível à actual situação do andebol e das grande dificuldades que a modalidade ultrapassa e daí a minha decisão em ajudar no que fosse possível e apoiar no que estivesse ao meu alcance.
   Sei que gerir um clube nesta modalidade não é futuro para ninguém, e especialmente nas circunstâncias em que a Académica se encontra, por isso é de dar valor às pessoas que dispõe do seu tempo para o andebol.
   Apesar das grandes dificuldades é de louvar o trabalho destas. Os meu parabéns ao António Sousa e ao Marcos Alves.


Antes de terminar, quero só deixar um grande abraço para todos aqueles que foram meus colegas e para todos aqueles que apoiam o andebol da Académica e continuam a dar vida a esta grande modalidade desportiva.

Que o Andebol da Académica viva por muitos mais anos, que venham mais sucessos e desafios e que para quem lá esteja tenha força e vontade de os enfrentar, a todos um grande abraço do vosso amigo. João Pato

domingo, 9 de setembro de 2012

75 Anos, Uma História - Rodolfo Feitor



Nome? 
Rodolfo António Santos Costa Feitor

Naturalidade? 
Coimbra

Data de nascimento? 
09/05/1982

Durante quantas épocas representou a Académica? Quais?
Foram divididas entre os escalões de Infantis de ultimo ano e Juvenis de primeiro Ano. Saí para o S. Bernardo durante 6 épocas e regressei para mais 5 anos de Académica.

Em que função?
Atleta e amigo!

Qual a época que mais o marcou? Porquê?
2002. Primeira época após alguns anos de ausência e com uma grande equipa subimos de divisão.

Um momento inesquecível?
Quem se esquece dos momentos de Briosa ao peito?
O triste mas inesquécivel...momento em que conclui que vida privada e andebol começaram a ser incompatíveis.

- Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:

         - Um/a atleta? Bruno Castro e Miguel Catarino, pela dedicação e pela vontade que sempre demonstraram. Os velhinhos...todos em geral mas destacando os com quem joguei (eles sabem).

         - Um/a treinador/a? O Sr. Sêco por acreditar em mim, o João Pinto e Nuno Freire por aturarem as minhas traquiniçes e por ultimo o Nandinho por ser um treinador e um amigo. Claro...O Prof. Poiares.

         - Um/a dirigente? Nenhum em particular.

         - Um/a presidente? Nenhum em particular.

sábado, 8 de setembro de 2012

AC Sismaria - ACADÉMICA (Veteranos)

Alguns dos andebolistas da Académica que há 25 anos se sagrou Campeã Nacional da 2ª Divisão, juntaram-se hoje em Leiria para um encontro amigável, a convite do AC Sismaria.
Pela Académica alinharam Tó-Zé Marques, Joaquim Urbano, José Carlos, Élio Azevedo, Sérgio Miranda, Luís Justo, José Luís Fonseca, Adelino Valente e André Luzia (filho de José Luzia). Ficam aqui algumas fotos oportunamente serão publicadas mais.
































domingo, 2 de setembro de 2012

75 Anos, Uma História - Miguel Catarino



Nome? Miguel Catarino

Naturalidade?  Coimbra

Data de nascimento? 10-10-1982

Durante quantas épocas representou a Académica? Quais? Desde 92 (se não estou em erro)

Em que função?  Atleta, treinador e dirigente

Qual a época que mais o marcou? Porquê?  Como jogador, a primeira de Senior com 18 anos. Como treinador, a primeira como treinador dos Iniciados (2004) e a primeira com treinador das Seniores (2007)

Um momento inesquecível?   é impossível escolher um. Foram muitos anos no Clube e destacar um no meio de tantos bons momentos é praticamente impossível

Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:
         - Um/a atleta? muitos, desde da equipa dos anos 90 até aqueles com quem tive o prazer de jogar. Destes últimos destaco o Sérgio Catarino, o Aleixo Rodrigues, João Pinto, Fernando Caldeira, Bruno Castro, Rodolfo Feitor...e muitos mais da minha geração que além de grandes colegas de equipa são amigos de longa data.
         - Um/a treinador/a?  Inevitavelmente o Professor Poiares. O João Pinto e o Fernando Caldeira marcaram-me muito. Mas podia citar mais, cada um da sua forma, todos foram marcantes.
         - Um/a dirigente?  o Senhor David é aquela pessoa que me habituei a ver desde criança. 
         - Um/a presidente? Conheci vários mas é uma área sempre complicada de avaliar, a Secção passou por muitas dificuldades e todos os que batalharam para a manter em actividade merecem o máximo de respeito.