terça-feira, 30 de março de 2010

Seniores Masculinos: Académica entra a vencer na fase de apuramento da 3ª Divisão





AACoimbra 28 - 23 NA Samora Correira



Era um jogo que, à partida, tinha três dificuldades distintas. Desde logo, pelo adversário que, na 1.ª Fase, havia ficado à nossa frente, depois porque jogávamos num pavilhão que, apesar de ser em Coimbra, não é, propriamente a mesma coisa que jogar no Universitário n.º 3 e, por fim, face às muitas ausências na equipa.

De qualquer maneira, foi um triunfo muito saboroso, não só por termos ultrapassado todas as contrariedades que fomos tendo pela frente – como se não bastasse a indisponibilidade de tantos jogadores, também o Miguel Catarino se lesionou no decorrer do primeiro tempo -, mas também pela fantástica segunda parte que fizemos.

Na primeira parte não conseguimos ser regulares. Mostrámos algumas fragilidades defensivas no 5:1 e no ataque faltou-nos, por vezes, alguma paciência para escolher o melhor caminho para o golo. Por tudo isso, foi sem surpresa que perdíamos ao intervalo por 11-15.

Mas, como disse atrás, tudo mudou no segundo tempo. É um facto que ainda vimos o Samora Correia chegar ao 12-17, mas a partir daí mandámos no jogo, fruto, sobretudo, de uma maior agressividade defensiva (não só física, mas também posicional) que resultou em diversos contra-ataques. Para além disso, a partir do momento em que passámos para a frente nunca mais o nosso adversário foi capaz de colocar em causa a nossa justa vitória (28-23), que nos permitiu ascender ao 2.º posto da classificação.

Uma nota final para um dado que me parece relevante. À mesma hora do nosso jogo dava na TV o Benfica-Sp. Braga, em futebol, o que perspectivava muito pouco público no nosso jogo. De qualquer maneira, não nos podemos queixar, muito por “culpa” das seniores femininas que nos deram uma grande força. O triunfo também é para elas.


Ricardo Sousa


segunda-feira, 29 de março de 2010

Seniores Femininos: Jornada Dupla


CD São Bernardo 30 - 19 AACoimbra
SC Salgueiros 25 - 17 AACoimbra


A equipa senior feminina da Académica prosseguiu esta semana a sua participação na Taça de Portugal com uma jornada dupla.

No Sábado as estudantes deslocaram-se ao terreno do São Bernardo, mais uma equipa forte e com muita qualidade individual que tem no seu plantel algumas atletas internacionais. A Académica entrou bem no jogo, equilibrando o marcador até próximo dos 20 minutos da primeira parte, chegando a estar em vantagem algumas vezes. No entanto, os minutos finais da primeira parte foram de alguma desconcentração da equipa academista que cometeu alguns erros ofensivos a nível do passe e da movimentação colectiva ofensiva, o que permitiu que o São Bernardo conseguisse aproveitar essas falhas para partir em contra-ataque e consolidar uma vantagem que lhe daria alguma tranquilidade.

Nos primeiros minutos da segunda parte a toada manteve-se, com o São Bernardo a conseguir aumentar a vantagem que trazia do intervalo. Após o time-out pedido pela equipa da Académica, as atletas reagiram positivamente corrigindo algumas falhas e voltando a encontrar soluções para finalizar perante a defesa 3:2:1 do São Bernardo, ficando o resultado final fixado em 30-19 a favor das aveirenses.

No Domingo nova deslocação, desta vez ao Porto para defrontar o Salgueiros. A Académica realizou uma excelente primeira parte, chegando ao intervalo a perder pela diferença mínima e dando provas que poderia discutir o resultado até final. Desgastadas pelo jogo do dia anterior, as atletas da Académica fizeram da entrega ao jogo a sua maior arma, defendendo bem e nunca desistindo de procurar chegar à frente do marcador. O início da segunda parte acabaria por ser determinante para o resultado final. Nesta altura o Salgueiros entrou mais agressivo defensivamente, desgastando o ataque academista e forçando algumas falhas técnicas que seriam aproveitadas para sair em contra-ataque onde a equipa do Porto se revelou bastante eficaz. Mais uma vez a equipa da Académica não deixou de lutar e de revelar uma entrega ao jogo fora de série, mas o desgaste provocado pelos dois jogos do fim-de-semana acabou por ser determinante. O resultado final foi 25-17 a favor da equipa do Salgueiros.

De realçar nestes dois jogos a evolução da equipa em termos de ritmo de jogo e por mais uma vez ter ficado provado que esta é uma equipa a seguir com atenção e que marca a diferença pelo excelente espírito de grupo, união, vontade e muita entrega ao jogo.


Miguel Catarino

Juniores Masculinos: Perdem novamente após boa primeira parte


IFC Torrense 42 - 32 AACoimbra


Após um início bem conseguido na 2a fase do campeonato nacional da 2a divisão de juniores masculinos, a equipa da AAC não consegue reencontrar as vitórias. A derrota contra o último classificado por números esclarecedores (42-32) não demonstra a união e qualidade demonstradas pelos atletas da AAC que jogaram em inferioridade numérica durante os 60 minutos, apresentando apenas 6 elementos na deslocação ao Seixal.
No entanto a verdade é que o desequilíbrio numérico apenas se fez sentir nas acções defensivas. Apresentando melhorias relativamente ao jogo da semana anterior, o ataque (novamente limitado pela marcação ao habitual lat dir Tiago Carmo) foi capaz de ao longo do jogo encontrar soluções individuais e colectivas para ir surpreendendo a equipa do Torrense. Apresentando os jogadores inspirados na finalização, a AAC acaba por chegar ao intervalo com o resultado em 17-17. Destaque para Patrick, Rogério e Tiago Carmo na finalização e na origem dos desequilíbrios ofensivos. Também o jogo dedicado de Elísio nas funções defensivas responsável pela marcação 1x1 ao atleta mais desequilibrador do Torrense. O jogo acaba por também demonstrar melhorias nas acções individuais de Tiago Amado (quer defensivas quer ofensivas). Elísio, habitual guarda redes titular da equipa, interpretou o papel de pivot no ataque apontando 3 golos (dois de belo efeito). João Cotas foi o guarda redes, nos primeiros 45 minutos do jogo (alterando a sua posição com Elísio nos últimos 15 minutos) e esteve também ele em bom plano caíndo um pouco de produção com o passar dos minutos sobretudo pelo cansaço que todos acabaram por sentir.
A segunda parte teve a sensação de 'dejá vu', pois o cansaço acabou por desequilibrar a contenda a favor dos naturais do Seixal. O 42-32 acaba por ilustrar a superior capacidade física de uma equipa com mais opções. Os primeiros minutos da segunda parte ainda revelaram algum equilíbrio (22-22) mas a passagem dos 8/9 minutos revelou-se fatal. Os 'turn overs' sucessivos por esta altura permitiram alguns c.a. desanimando a equipa da AAC. No entanto nada ficou por fazer pelos de Coimbra (todos os elementos deram o seu máximo arrancando, inclusive, as maiores ovações por parte do público, nomeadamente pelas finalizações de Patrick e sobretudo Tiago Carmo).
Após o merecido descanso do próximo fim de semana, estes 6 atletas terão, espero, o merecido apoio na derradeira jornada do campeonato frente ao Ginásio do Sul.
Uma palavra muito especial aos atletas que estão a terminar o escalão de júnior e o pedido que não abandonem a modalidade, e de resto que continuem na AAC na época de 2010-2011.

Bruno Leitão



segunda-feira, 22 de março de 2010

Seniores Femininos: Académica estreia-se contra o Almeida Garrett




AACoimbra 18 - 46 CJ Almeida Garrett


A equipa Senior Feminina iniciou esta semana a sua participação na Taça de Portugal, perdendo contra o Almeida Garrett por 46-18.
Os primeiros dez minutos de jogo revelaram uma Académica muito combativa e com grande atitude, discutindo o resultado contra aquela que teoricamente se apresentará como a equipa mais forte do grupo. Após uma série de falhas técnicas no ataque, a Académica quebrou animicamente, permitindo que a forte defesa do Garrett recuperasse várias bolas e partisse para o contra-ataque, arma que se ia revelar como a mais forte da equipa visitante para dilatar o resultado.
Na segunda parte, a equipa do Garrett optou por uma defesa individual a meio campo, desgastando a equipa da Académica forçando uma série de erros a nível do passe permitindo que o Garrett concretizasse em contra-ataque aumentando a diferença no marcador.
A estreia fica marcada pela ansiedade da equipa da Académica, muito em parte devido ao facto de este ser o primeiro jogo oficial da época contra uma equipa forte e já com um ritmo competitivo assinalável. Embora o nervosismo fosse evidente, a equipa da Académica revelou um grande espírito de luta e uma atitude competitiva que merecem destaque.

Miguel Catarino



Juvenis Masculinos: Pombal 28 - 27 AAC


ND Amador Pombal 28 - 27 AACoimbra


Este fim de semana a equipa de juvenis masculinos deslocou-se a Pombal e voltaram a perder. Apenas com 6 jogadores de campo a equipa, mais uma vez, entrou bem no jogo: com uma defesa concentrada e boas defesas do guarda-redes Pedro Areias, ia conseguindo anular os pontos fortes da equipa adversária com as constantes entradas a segundo pivot dos pontas e laterais. Fomos para o intervalo com uma vantagem de 2/3 golos e com a ideia que podiamos ganhar mas o ataque tinha de ser mais produtivo. Na 2a parte a equipa adversária rapidamente reduziu a desvantagem e passou para a frente do marcador muito devido à fraca finalização por parte dos pontas da nossa equipa e à qualidade dos passes dos seus jogadores da 1a linha para os pivots. Nos minutos finais e a perder por 2 golos a equipa perde a bola num contra-ataque apoiado e a dupla de arbitragem assinala uma falta atacante que acabam por ser decisivos no resultado final. O jogo acaba com a concretização de um livre de 7 metros a nosso favor mas já de nada serviu. Acabou por ser um jogo equilibrado e com duas equipas muito parecidas. Resultado final: Pombal 28 - AAC 27. No próximo domingo a equipa joga em casa contra o Cister às 12h no Pavilhão Universitário nº3.

Ivo Mendes

Juniores Masculinos: Nova derrota frente ao Almada


AACoimbra 25 - 33 Almada AC


A três jornadas do fim do campeonato, os juniores da secção de Andebol da AAC receberam o Almada (precisamente a equipa que impôs a primeira derrota nesta fase) falhando novamente a vitória.
Perante bastante agressiva defesa do Almada, o ataque da AAC teve sempre bastantes problemas na circulação atenuados pelas boas acções individuais de Rogério Marques e Tiago Carmo. No entanto o jogo rápido e agressivo da equipa visitante tornou o jogo demasiado exigente do ponto de vista físico. A equipa, mais uma vez com apenas 7 elementos de campo, não conseguiu contrariar as rápidas e constantes transições rápidas do Almada. Perto do intervalo a equipa da AAC através de uma defesa muito consistente, sobretudo no 6x6, e de acções de André Gonçalves no ataque, conseguiu ainda equilibrar o jogo. No entanto, após o intervalo, a falta de alternativas para a primeira linha e o cansaço de alguns atletas acabou por se fazer notar permitindo ao Almada estabilizar a sua vantagem nos 6/7 golos. A equipa adversário controlou o jogo até ao final impondo a sua qualidade de finalização ao 6 metros, nomeadamente pelas pontas onde estiveram brilhantes. Na AAC, destaque na segunda parte para o trabalho a pivot de Diogo e na primeira linha de André. Alinharam no jogo de domingo os g.r. Elisio e Joao Cotas, pontas Patrick, Tiago Amado, na 1a linha Tiago Carmo, André, Rogério, actuando em diversas posições Diogo e Manuel.
Na próxima semana a equipa desloca-se novamente à margem sul do Tejo onde defrontará o Torrense.

Bruno Leitão

quarta-feira, 17 de março de 2010

Parabéns à Secção de ANDEBOL da Associação Académica de Coimbra


A segunda Secção mais antiga da Associação Académica de Coimbra faz hoje 72 anos e neste dia vem-nos ao pensamento anos passados, memórias vividas e histórias para contar. Cada um que por cá passa leva consigo a alegria de ter pertencido a um grupo no qual cresceu e aprendeu de forma rica e saudável.

Tanto para os que cá nasceram, como jogadores, técnicos ou dirigentes, como para os que cá chegam pelas circunstâncias da vida assim o terem ditado, o acolhimento e sentimento de pertença tem sido uma constante. Somos uma grande família, aberta a todos os que nela queiram entrar.

Está na altura de usarmos este sentimento que nos acompanha para toda a vida e ajudarmos como pudermos o nosso desporto, o nosso clube, a nossa Académica. Visite o nosso blog, comente o nosso facebook ou hi5, venha assistir aos nossos jogos e faça com que aos poucos o andebol volte a ter a força que teve em tempos! Um pequeno gesto, como sair de casa a um sábado/domingo e ir ao pavilhão, significa muito para quem está dentro de campo ou para quem acompanha as equipas como técnico ou dirigente. Neste momento a secção passa também por sérias dificuldades tanto a nível financeiro como a nível de pessoal docente, ajude como puder!

Neste dia especial para a nossa “velhinha” secção, todos nós estamos de PARABÉNS por tão dificilmente mantermos vivo e de cabeça erguida o ANDEBOL na Académica!


Obrigado aos:

Dirigentes

Treinadores

Atletas

Ex-Atletas

Pais

Amigos

Espectadores

e a todos os que de algum modo fazem parte deste grupo!